domingo, 20 de novembro de 2011

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – FUNDAÇÃO MUNICIPAL ZUMBI DOS PALMARES

A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, sob o comando de seu Presidente Jorge Luiz e sua equipe, realizou a Semana da Consciência Negra, onde vários eventos e exposições puderam ser visitados por escolas e pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a história do líder Zumbi dos Palmares e fatos que marcaram o período de escravidão no Brasil e em nossa região, levando os visitantes a uma reflexão sobre a Discriminação Racial e a resistência, que culminou na morte de Zumbi dos Palmares e a destruição do seu Quilombo, em 20 de novembro de 1695 na Serra da Barriga, em Alagoas. A programação contou com exposição de painéis fotográficos com o título “Olhares Africanos”, do Fotógrafo, Pesquisador e Professor Wellington Cordeiro, onde faz registros de sua viagem à África. Também em exposição, cédulas e moedas de vários períodos do Brasil, inclusive do período da escravidão, pertencentes ao acervo do Instituto Historiar. Puderam ainda ser vistos vários objetos, utilizados para torturar e punir os escravos (acervo pertencente ao Museu Olavo Cardoso). Ainda em exposição, instrumentos utilizados nas danças da Capoeira e do Maculelê. O evento contou com palestras de: Lara Seixas, Sylvia Paes, Rafaela Machado e Wellington Cordeiro. Houve exibição dos filmes “Amistad” e “Invictus”, apresentado pelo “Cine Zumbi” (projeto da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, que leva Cultura através do cinema às comunidades carentes) e, ainda apresentação de capoeira. As exposições de cédulas e moedas do Instituto Historiar, bem como as fotos de Wellington Cordeiro, atendendo pedido de escolas e de pessoas da nossa Comunidade e de Cidades vizinhas, continuarão abertos à visitação na Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, por período indeterminado.

                                               











Texto e Postagem : Leandro Lima Cordeiro
Fotos: Cíntia Souza.

Departamento de Pesquisa - Fundação Municipal Zumbi dos Palmares

2 comentários:

  1. O resgate da memória é de suma importância devido à construção de uma identidade consistente de um determinado povo. Para isso é necessário ir em busca das raízes, das origens, no âmago da sua história.

    Desta forma, o objetivo deste artigo é registrar a importância da memória na construção de uma identidade.

    A memória histórica constitui um fator de identificação humana, é o sinal de sua cultura. Reconhecemos nessa memória o que nos distingue e o que nos aproxima.

    A memória é um elemento essencial da identidade e contribui para a formação da cidadania.

    Essa História foi construída seguindo as pegadas do repórter Luiz Carlos de Souza e o fotógrafo U. Dettmar do Rio de Janeiro, que numa manhã chuvosa de sábado, dia 7 de junho de 1975, chegaram à Guia de Pacobaíba, Mauá, Distrito de Magé - RJ, em busca de João Antônio Guaraciaba, ex-reprodutor de escravos, para ouvirem seu depoimento.

    Publicado na mesma época em forma de reportagem, na revista “Livro de Cabeceira do Homem” pela Editora Civilização Brasileira, e hoje perdida na poeira do tempo.

    Esse trabalho resgata das cinzas do esquecimento, um pedaço vivo e cruel da escravidão, ressuscitado da memória desse interessante personagem e integrando-o na Historia da Baixada Fluminense.

    Dia 20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra. Quem tem Consciência tem Memória!

    Gilvaldo Dias Guerra
    GRUPO RESGATE MEMÓRIA MAGÉ
    “Magé! Minha Pequena Magé” Gigante nas Páginas da História!”

    http://www.youtube.com/watch?v=Amx48RJQIJ8&feature=channel&list=UL

    ResponderExcluir
  2. Olá, como estão?
    Deixo-lhe uma obra musical composta em homenagem a Zumbi e todos os que habitaram o Quilombo dos Palmares. É universalmente livre, pois eu dei para o domínio público.
    Aqui está o link para o meu site onde se pode ouvir, baixar e compartilhar com aqueles que querem: http://www.unirmusica.com/christianmfantin
    Espero que este comentário seja do seu agrado e gostem deste humilde tributo.

    Christian

    ResponderExcluir