quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cine Zumbi vai às comunidades quilombolas

Levar lazer e entretenimento para as comunidades mais afastadas da cidade. Este é o objetivo do Projeto Cine Zumbi Itinerante iniciado na noite desta segunda-feira (1), na comunidade quilombola de Conceição do Imbé, com a exibição do filme Invictus. O filme conta a história do presidente sul africano Nelson Mandela, que usa o esporte para unir a população, durante uma copa do mundo no país. Nesta terça-feira (2), o filme vai ser exibido, na comunidade de Aleluia, também na região do Imbé.
Para conseguir essa façanha, Mandela, interpretado por Morgan Freeman, chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã. Cerca de 80 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, assistiram ao filme. “Eles interagiram, torceram e aplaudiram”,  conta o pesquisador da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Leandro Machado Silva. Houve distribuição de pipoca para o público.
O presidente da Associação de Moradores da comunidade quilombola de Conceição do Imbé, Edson Santos, aprovou a iniciativa. “É uma excelente opção para ocupar o tempo ocioso das crianças, dos adolescentes e dos jovens”, afirma.
Agenda – Nesta sexta-feira (5), será a vez de Lagoa de Cima. Na próxima quarta-feira (10), a apresentação será em Rio Preto, e na quinta-feira (11), em Santa Cruz. Este mês o Cine Zumbi estará  de volta à comunidade de Conceição do Imbé no dia 15, e à comunidade de Aleluia, no dia 16. Lagoa de Cima também vai receber o filme pela segunda vez no dia 19. A última exibição do mês vai acontecer no dia 25, em Santa Cruz, sempre às 18h30.
- As exibições, abertas ao público, são uma oportunidade de conversar, trocar idéias, tendo como pano de fundo filmes de temática negra – ressalta o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz dos Santos.





Por Francisca de Assis (SECOM)
Postagem: Leandro Lima Cordeiro (Fundação Municipal Zumbi dos Palmares - Dep. de Pesquisa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário