O livro “Carukango – O Príncipe dos Escravos”, escrito por Hélvio Cordeiro, iniciativa apoiada pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, que conta a história de um personagem trazido como escravo de Moçambique para a região, será o tema da Escola Unidos de Santa Cruz no desfile que acontecerá entre os dias 29 de abril e 1º de maio no Campos Folia, na Avenida Alberto Lamego. Santa Cruz será a 9ª escola a desfilar na noite de sábado.
A Unidos de Santa Cruz trás este ano para a avenida cerca de 500 componentes, divididos em 10 alas e uma bateria composta por 70 ritmistas, além de 4 carros alegóricos.
Carukango era um príncipe Moçambicano, trazido pra o Brasil como escravo, não se conformando em ver outros negros sendo submetidos à escravidão, formou o quilombo do Carukango, localizado na região de Conceição de Macabú onde se tornou líder, lutando até a morte para defender seu sonho de ver os seus semelhantes voltando novamente à África. Não foi só um escravo fujão, mas o referencial de uma época, sendo amado e respeitado pelos escravos que conheciam a sua história.
O trabalho na escola vem sendo comandado pelo carnavalesco Fábio Pereira e o samba enredo vai ter como interprete Caio. A presidente da escola é Zair Antônia dos Santos, conhecida como Neguinha de Santa Cruz.
Aguardamos ansiosamente para ver o resultado de dias de trabalho na confecção deste enredo.
Texto: Leandro Lima Cordeiro (Fundação Municipal Zumbi dos Palmares)Foto: Enockes Cavalar (Designer).
Nenhum comentário:
Postar um comentário